O início da guerra: o ataque alemão à Polónia
Em 1938, a Alemanha anexou, de forma hostil, a Áustria. Sendo a Alemanha muito poderosa e o povo austríaco, na sua maioria, simpatizante da Alemanha, foi proposto um plebiscito (uma espécie de referendo) ao povo austríaco, que confirmou, por larga maioria, o seu apoio a esta anexação. Em março de 1939, a Alemanha invadiu a Checoslováquia, o que permitiu aumentar a capacidade de produção industrial, bem como a população alemã.
Hilter e Estaline decidiram, entretanto, dividir a Polónia entre a Alemanha e a União Soviética. No dia 1 de setembro de 1939, a Alemanha pôs essa ideia em prática, invadindo a Polónia, o que se tornou no acontecimento decisivo que fez desencadear um novo conflito à escala mundial. Devido aos acordos bilaterais da Polónia com a França e com a Inglaterra, dois dias depois da invasão, a 3 de setembro, Winston Churchill, pela França, declararam guerra à Alemanha. Começava, assim, a Segunda Guerra Mundial.
Iniciava-se, desta forma, a Segunda Guerra Mundial, na qual viriam a combater, do lado potências do Eixo, Alemanha, Itália, Japão, Romênia, V mm Bulgária e Hungria, etc e, do lado dos Aliados, Inglaterra, Checoslováquia, Jugoslávia, Grécia, Brasileiro, EUA, Dinamarca, Bélgica, Holanda, URSS, entre muitos outros. Mesmo declarando guerra à Alemanha, tanto a França como a Inglaterra assistiram, de forma impotente, ao esmagamento da Polónia e, sem nenhum plano afensivo que pudessem aplicar na altura, as tropas que haviam sido mobilizadas algum tempo antes aguardavam atrás da Linha Maginot (linha defensiva francesa, dentro de território francês).
0 Comentários