Overview
O Coordenador de ATS e APSS é responsável por liderar, coordenar e supervisionar as atividades relacionadas à implementação de serviços de aconselhamento, testagem e suporte psicossocial. Atua como elo entre a equipe técnica, os parceiros de implementação, unidades sanitárias e comunidades, assegurando qualidade, adesão às normas nacionais e internacionais, e resultados programáticos.
Responsibilities
- Planeamento Estratégico e Coordenação: Liderar o planeamento anual e a implementação das atividades de Aconselhamento e Testagem em Saúde (ATS), alinhando-se com metas do doador, políticas do MISAU e parceiros.
- Supervisão Técnica e Formação:Coordenar e supervisionar a equipa de ATS/APSS da provincia ou região, promovendo capacitações, revisões técnicas e apoio contínuo para garantir qualidade e padronização dos serviços de acordo com a Directriz Nacional de ATS.
- Apoio Psicossocial e Retenção: Desenvolver e implementar estratégias de intervenção na adesão e retenção aos Cuidados & Tratamento dos pacientes, identificando as barreiras à adesão e retenção ao tratamento.
- Reintegração e Busca Ativa Consentida:Organizar e monitorar atividades de reintegração de pacientes que interromperam o tratamento, incluindo chamadas e visitas domiciliárias com registo sistemático.
- Ligação Comunitária e Grupos de Apoio: Encaminhar e acompanhar pacientes em iniciativas como Grupos de apoio, Modelos Diferenciados de Cuidados.
- Aconselhamento, Testagem e Caso Index:Realizar apoio tecnico na ATS, incluindo testagem de contactos do caso índex na comunidade e na unidade sanitária.
- Monitoria, Avaliação e Relatórios:Elaborar relatórios mensais, apoiar na criação de protocolos e garantir o acompanhamento das atividades conforme o plano de trabalho e orçamento.
Required Qualifications
- Licenciatura em Enfermagem ou Psicologia Clínica com ampla experiência em cuidados hospitalares e ensino;
- Mínimo de 5 anos de experiência comprovada em serviços clínicos e HIV/AIDS;
- Conhecimentos em HIV/AIDS, incluindo aconselhamento e testagem, TARV, PTV, TIO e cuidados paliativos;
- Habilidades para desenvolver e escrever estratégias, planos de trabalho, relatórios, protocolos técnicos e outros documentos;
- Habilidades para preparar e realizar apresentações técnicas;
- Habilidades de liderança e comunicação;
- Experiência em coordenação com parceiros de alto nível;
- Capacidade de trabalhar de forma independente, responsável e honesta;
- Proficiência em comunicação oral e escrita em Português e Inglês.
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Os candidatos devem enviar um único documento para upload que inclui: carta de apresentação, currículo, referências e histórico salarial.
Nota: O candidato selecionado para esta posição será sujeito a uma investigação de antecedentes pré-emprego.
Jhpiego é um Empregador de Acção Afirmativa/Igualdade de Oportunidades
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