Caracterização dos climas, vegetação e fauna
Climas quentes: equatorial, tropical seco, húmido e desértico;
Climas temperados: marítimo e continental temperado mediterrânico;
Climas frios: desértico, subpolar e polar;
Clima de altitude.
Climas quentes
São assim, chamadas por causa da elevada temperatura média anual. Localizam se até aos 30°  Norte e Sul de Latitude, com temperaturas médias anuais acima de 20°C, sendo as regiões de latitudes mais baixas, com clima quente, com uma regularidade térmica e fluviométrica, sem a distinção das estações do ano.
O que distingue os vários climas quentes é o comportamento da precipitação, pois a temperatura mantém-se elevada em toda a região intertropical. Já a precipitação apresenta uma tendência para diminuir a medida que nos afastamos do equador.
Clima Equatorial
As regiões de altitudes mais baixas têm um clima muito quente e muito húmido . pois trata-se do clima equatorial, caracterizado por uma regularidade térmica e pluviométrica. Localiza-se ao longo do equador entre 5° a 25° de latitude, nas margens orientais dos continentes expostos aos ventos Alísios. Abrangendo as bacias de Amazónia e Congo, as Ilhas Insulíndia e a parte da costa oriental da América Central.
Clima tropical
Subdivide-se em dois subtipos: tropical húmido e tropical seco, consoante a quantidade de precipitação.
Clima tropical húmido - apresenta uma temperatura elevada ao longo de todo o ano, a precipitação é abundante, apesar de ser inferior a do clima equatorial.
Clima tropical seco - a precipitação não é abundante, concentrando-se num reduzido número de meses.
Apresenta floresta menos densa e mais baixa do que a floresta equatorial, árvores de folha caduca no clima e apresentando formação vegetal herbácea alta e densa com árvores espaçadas umas das outras, arbustos espinhosas e raízes profundas e ramificadas, no clima seco.