1 Contextualização

O Governo de Moçambique (GoM) está a envidar esforços sustentados e acelerados para aumentar o acesso à electricidade no país e desenvolver o sector eléctrico, de modo a servir a base crescente de consumidores e a procura cada vez maior por parte dos sectores industriais e outros agentes económicos, num contexto de economia em crescimento.O desenvolvimento do sector eléctrico é igualmente impulsionado pelas oportunidades de exportação de electricidade na região e pelos recursos primários de energia de que Moçambique dispõe, os quais podem contribuir para satisfazer as crescentes necessidades regionais de fornecimento de electricidade com baixo teor de carbono.

 

O Conselho de Administração da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), do Banco Mundial, aprovou, a 29 de março de 2024, uma subvenção no valor de 100 milhões de dólares norte-americanos para a Fase 1 do Projeto do Corredor de Energia Verde (GECP-1), no âmbito da Abordagem Programática em Múltiplas Fases (MPA).
O GECP é implementado pela Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM) e pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), tendo como objectivo de desenvolvimento o reforço da rede eléctrica, o aumento do comércio regional de energia, a melhoria da governação do sector e a viabilização da geração de electricidade renovável através da participação do sector privado.

O GECP está estruturado como uma MPA vertical simultânea, composta por três fases, assente em três pilares fundamentais, nomeadamente:

(a) reforço da infraestrutura de transmissão;
(b) viabilização da energia renovável em larga escala; e
(c) melhoria da governação do setor.

Os Termos de Referência (TdR) aqui apresentados têm como objetivo a contratação de um Assistente Administrativo, inserido no âmbito Programa Jovens Profissionais (JP), como forma de apoiar a PIU na Implementação do Projecto de Construção da Linha de 400KV Songo – Matambo.

2 Âmbito do serviço

O(a) Assistente Administrativo(a) prestará apoio operacional à Unidade de Implementação do Projeto (PIU), assegurando o funcionamento eficiente das actividades Administrativas e Logísticas do projecto. O profissional terá como função garantir a organização, o registo e a execução de tarefas de apoio, em conformidade com os procedimentos internos da entidade implementadora e do financiador.

As principais responsabilidades incluem, mas não se limitam a:

  • Apoiar na gestão documental, organização de arquivos físicos e electrónicos, e tramitação de correspondência oficial;
  • Apoiar na preparação logística de reuniões, formações, deslocações, e eventos ligados ao projecto;
  • Prestar suporte na elaboração de actas, minutas e comunicações internas, bem como no registo de reuniões;
  • Auxiliar o controlo de agenda, contactos, requisições internas, receçpão e distribuição de material de escritório;
  • Apoiar na preparação de relatórios administrativos periódicos e no seguimento de obrigações administrativas com parceiros;
  • Colaborar com as equipas financeira, técnica e de procurement, garantindo fluidez nos processos internos;
  • Assegurar o atendimento e orientação adequada a visitantes, fornecedores ou representantes de instituições parceiras;
  • Cumprir com os princípios de confidencialidade, organização, pontualidade e profissionalismo no exercício das funções.

O serviço será prestado a partir da sede da PIU, com deslocações pontuais para apoio a eventos ou formações em campo.

3 Qualificações Académicas:

  • Ensino Médio concluído (mínimo obrigatório); formação técnico-profissional ou licenciatura em Administração, Secretariado, Gestão ou áreas afins será uma vantagem.

4 Experiência Profissional:

  • Mínimo de 2 a 3 ano de experiência em funções administrativas, preferencialmente em ambiente de projectos, instituições públicas ou organismos internacionais.
  • Experiência no apoio à organização de reuniões, gestão documental, comunicações internas e externas, bem como na logística e atendimento
    institucional.

5 Competências Técnicas:

  • Domínio das ferramentas do Microsoft Office (Word, Excel, Outlook e PowerPoint).
  • Capacidade de organizar e manter sistemas de arquivo físico e digital.
  • Familiaridade com o agendamento de reuniões, elaboração de actas, e gestão de correspondência oficial.
  • Fluência em língua Portuguesa e boas habilidades de comunicação na língua inglesa será uma vantagem.
  • Capacidade para redigir comunicações formais em português, com clareza e correcção.
  • Conhecimento básico de sistemas de registo e gestão documental digital é uma mais valia.

6 Local de Trabalho:

Sede da PIU, em Maputo, com deslocações pontuais para apoio logístico a eventos ou reuniões no terreno durante a implementação do projecto.

7 Duração do Contrato:

  • A duração do contrato será de 05 anos a contar a partir da data de assinatura de contrato.

8 Critério De Seleção:

A avaliação preliminar para seleção dos candidatos que serão entrevistados, será com base na média de conclusão (maior ou igual a 14) e idade (não superior que 30 anos).

  • O critério para seleção tomará em conta o seguinte critério: média de conclusão Peso de 30%; Performance durante a entrevista – Peso de 70%.
  • No âmbito das políticas de Género em vigor na Empresa, candidaturas de sexo feminino são encorajadas

9 Data Limite Para Submissão De Candidaturas

As candidaturas deverão ser enviadas até o dia 08 de outubro de 2025.

Submissão de Candidatura

As candidaturas deverão ser enviadas para o seguinte endereço electrónico recrutamento.yp-gecp@edm.co.mz, devendo ser acompanhadas do respectivo CV em Português e Inglês, Certificado de conclusão de curso, Declaração de Serviço Militar Obrigatório, BI, comprovante de inscrição na Ordem do engenheiros e a respectiva carta de manifestação de interesse. Cada candidatura submetida deverá especificar para que vaga esta concorrendo.