Para facilitar a compreensão do objeto de estudo da geografia, é conveniente, antes de mais, que se comece por definir <<Objecto de estudo>>.
Assim, o objecto de estudo é o assunto de que uma ciência se ocupa. É o seu campo de investigação. É ainda o conjunto de problemas sobre os quais uma área de conhecimento se debruça. No caso da ciência geográfica, o espaço foi e continua a ser o objecto central de estudo.
Tudo neste espaço depende da interconexão entre a natureza e o ser humano. A natureza é a fonte e a base de sustentação material e espiritual das sociedades e é sobre esta que recal toda a actividade humana. Os recursos naturais (como a água, a madeira, o petróleo, o ferro e argila, entre outros) e todas as outras <<coisas>> existentes nada mais são do que aspectos da natureza.
Contudo, a acção do homem reelabora e transforma os elementos naturais e o ambiente ao fabricar plásticos a partir de petróleo, ao construir represas e centrais hidroeléctricas, ao fazer aterros em zonas húmidas para edificar cidades e ao inventar meios de transporte e de comunicação para encurtar as distâncias.
Assim, o espaço geográfico não é apenas a morada da sociedade humana, mas, principalmente, uma realidade que a cada momento sofre a influência antropogénica, isto é, a sua transformação devido a acção humana.