Foi anteriormente mencionado que, etimologicamente, <<geografia>> significa <<descrição da terra>>. Desde a Antiguidade Clássica, esta disciplina seguiu duas orientações diferentes, a saber:
Por um lado, optou por uma orientação matemática, através da localização exacta dos lugares e da sua representação em mapas;
Por outro, escolheu uma linha descritiva, devido às características específicas de cada local. Mais recentemente, a geografia, no que diz respeito ao seu campo de investigação, foi dividida em Geografia Regional e Geografia Geral. Enquanto a Geografia Geral procura o que há de regular e permanente nos factos terrestres, explicando-os e relacionando-os entre si, a Geografia Regional procura explicar esses mesmos relacionamentos mas a um nível local.
A Geografia Geral pode ser subdividida em:
Geografia física - estuda a distribuição e inter-relação dos fenómenos humanos na superfície do globo, nomeadamente as actividades económicas da população, a organização política do espaço, a distribuição da população, o crescimento das cidades e os habitats rurais e urbanos. Assim, a Geografia humana subdivide-se, por sua vez, em Geografia Económica, Geografia Política, Geografia Histórica, Geografia Urbana, Demografia e Geografia Cultural.
A Geografia assume, deste modo, uma dimensão interdisciplinar, pois envolve outras ciências (Geologia, Biologia, Ecologia, Matemática, Química, Física e História, etc), no que se refere à interpretação e ao conhecimento do espaço envolvente, dos seus processos e relações. Até a divisão entre Geografia Física e Geografia Humana se torna questionável, pois as relações humanas interferem no espaço e vice-versa.